top of page
Foto do escritorLeonardo S. Paduan

ESTÁDIO CENTENÁRIO: VISITANDO UM TEMPLO DO FUTEBOL

Atualizado: 8 de fev. de 2023


O Templo

Uma visita ao Estádio Centenário deve estar na sua lista de afazeres ao viajar para Montevidéu. Mesmo que você não seja fã de futebol, o Estádio é parada obrigatória. O Centenário é conhecidos por muitos um Templo do esporte bretão. O Estádio foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e está localizado junto ao Parque Batlle, um dos maiores e mais visitados parques da capital Uruguai. O nome deve-se à celebração do 100º Aniversário da Primeira Constituição do Uruguai. Palco da final da primeira Copa do Mundo, vencida pelos donos da casa, já recebeu vários jogos importantes da seleção celeste. Além disso, já foram realizados no local shows de grandes artistas como Rolling Stones, Paul McCartney, Pavarotti e Aerosmith. A capacidade máxima é de pouco mais de 60 mil pessoas. Em 18 de julho de 1983 foi declarado "Monumento Histórico do Futebol Mundial" pela FIFA, sendo a única construção deste tipo que possui este título no mundo.


Estádio Centenário

#Pracegover: Foto Estádio Centenário. Arquibancadas azuis ao fundo, com o campo de futebol ao centro da foto.

O MUSEU

Além de fazer o tour pelo estádio, é possível conhecer o Museu do Futebol instalado no interior do Centenário. O Museu foi inaugurado em 1975 e é um local dedicado à história do futebol. O local possui exposições de fotos, bandeiras e programas que celebram a história do futebol no país. É possível ver réplicas dos troféus das Copas do Mundo vencidas pelo Uruguai em 1930 e 1950, camisas originais de alguns dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, como Pelé e Diego Maradona. O museu do futebol foi eleito um dos museus mais visitados de Montevidéu junto com o Museu das Belas Artes de Montevidéu. Aberto a visitação de segunda a sexta-feira das 10h as 17h.


Camisa Pelé

#Pracegover: Foto - Foto do Pelé dando uma bicicleta, abaixo duas camisas da Seleção Brasileira.

#TBT - VISITANDO O TEMPLO DO FUTEBOL

Era julho de 2011, próxima da final da Copa América de 2011, eu junto com uns amigos da faculdade fomos para Montevideu, depois de passar quase um mês na Argentina. As ruas da capital uruguaia exalavam futebol. Faixas e bandeiras uruguaias por todos os lados. Existia uma corrente para a Celeste voltar a levantar um caneco, que já não ganhava desde 1995. Os uruguaios tem futebol nas veias, assim como nós. Terra de grandes craques como Hugo de Léon, Forlan (Diego e Pablo), Daryo Pereira, Recoba, Rodolfo Rodriguez, Luis Suarez e Cavani. Terra de grandes clubes como Peñarol e Nacional. Terra de um grande Templo do Futebol, o Centenário.


Placa Estadio Centenário

#racegover: Foto de placa do Estádio Centenário. Escrito 1930 - Montevideo - 1º Campeonato Mundial de football. Uruguay CampeonP

Assim, obviamente que não poderia deixar de visitar o estádio, palco de tantas partidas emblemáticas. O encantamento foi logo de cara. Para aqueles que tem o futebol como uma grande paixão, não tem como não ficar admirado com as relíquias do lugar. Lembro-me de ficar com os olhos vidrados nas camisas de Pelé e Maradona. Aquela camisa 10 amarela que fez história e aquela 10 alvi-celeste de gols antológicos em Copas do Mundo. Todas as bandeiras, camisas, e artefatos do museu contém uma história que dialoga com você enquanto caminha pelos corredores do lugar.


Camisa Maradona

#Pracegover Foto de Maradona ao fundo com uniforme da seleção argentina. No canto direito camisa 10 da seleção argentina

Por fim, subir para as arquibancadas e ver o campo do Centenário é uma sensação única. Mesmo com a arquibancada vazia era possível ouvir os ecos do passado, da histórica final de 1930. É uma viagem ao passado. É de sentir o futebol pulsar nas veias. Aquele lugar transpira futebol. Ali, entendi que se o futebol tem mesmos "Deuses", como dizem, o Centenário então é o templo Deles. Por alguns segundos, ali imaginando o estádio lotado e o Centenário vibrando. Um dia volto lá para ver um jogo da Celeste.


# Pracegover Foto de homem com blusa, gorro e óculos escuros na arquibancada do Estádio Centenário. Ao fundo gramado do estádio e outro setor de arquibancadas


75 visualizações0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page